A NR5 CIPA é responsável por elaborar a implementar ferramentas que promovem saúde e prevenção das empresas. Ela é regulamentada pela NR5 e é formada pelos funcionários da empresa.
Entenda a NR5 CIPA
A NR5 é a norma regulamentadora 5 da portaria 3.214 de 1978. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de diretrizes que precisam ser adotados para assim, implementar a CIPA que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Ela precisa estar presente em todas as empresas e estabelecimentos que contem com trabalhadores.
NR5 qual a sua importância
A CIPA é vital para promover a saúde ocupacional e prevenir acidentes de trabalho. Primeiramente, ela atua ao lado do SESMT, elaborando um mapa de risco, implementado medidas de controle e promovendo campanhas de saúde e outras atividades na empresa.
Entenda o que é a CIPA
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é formada por representantes do empregador e dos trabalhadores, atuando diretamente na promoção da saúde ocupacional e ajudando a prevenir acidentes. Isso acontece, por exemplo, com a elaboração de campanhas, eventos, treinamentos, reuniões e medidas de controle, relacionados a saúde e segurança direta dos trabalhadores.
Para que serve
A CIPA tem o objetivo de promover saúde entre os colaboradores e prevenir acidentes, identificando os riscos e implementando medidas de controle. Em seguida, ainda é preciso manter uma boa comunicação entre os trabalhadores e atuar com o SEMST, elaborando campanhas e promoção de saúde ocupacional.
Quem faz parte da CIPA?
Ela é formada por representantes do empregador e dos trabalhadores e tudo é definido baseado no Quadro I da NR5. Os representantes são indicados pelo responsável da empresa e os representantes dos trabalhadores são eleitos, seguindo os parâmetros da NR5.
Atribuições
As principais atribuições da CIPA são:
- Elaborar um mapa de risco;
- Identificar os riscos presentes no ambiente e no processo de trabalho;
- Pensar em planos de trabalho que vão possibilitar uma ação preventiva;
- Participar na implementação das medidas de controle;
- Realizar verificações periódicas.
Além dessas atribuições, existem muitas outras como participar de reuniões, solicitar a paralisação de equipamentos que estejam colocando em risco a segurança, entre outros.
Para implantar a CIPA, é importante ter um bom treinamento de NR5 na sua empresa, e para isso, você pode contar com JAMS e obter os melhores treinamentos para seus funcionários.